Benfica, campeão europeu, e F.C. Porto, campeão nacional, dominam a pré-convocatória da seleção portuguesa de hóquei de patins que vai participar no Mundial-2013, em Angola, no próximo mês de setembro.

Seis jogadores dos encarnados e quatro dos dragões foram chamados pelo selecionador Luís Sénica e vão competir por um lugar na lista final de 10 jogadores. André Girão (Valongo), Gonçalves Alves (Oliveirense) e José Rafael Costa (Barcelos) também compõem o grupo de 13 hoquistas que se apresentam a 19 de agosto, no Luso, onde Portugal vai começar a preparação.

«As escolhas obedecem a dois critérios: o nível exibicional e competitivo que estes jogadores apresentaram na última época e a capacidade que têm em executar o modelo de jogo que queremos para a seleção», afirmou Luís Sénica, em conferência de imprensa. Para o selecionador nacional, o grupo estará em Angola com a ambição de vencer o Mundial: «Acredito que o hóquei português vai ganhar algo muito em breve e acredito e espero que seja já em Angola», referiu, ao mesmo tempo que explicava em pormenor a chamada do veterano Luís Viana, de 37 anos, que já não representava Portugal desde 2011: «Faz golos, tem carisma e é o único campeão mundial que está nesta lista. É um jogador experiente, mas que ainda tem aquela irreverência da juventude», comentou.

Portugal vai passar quatro semanas no Luso, onde vai realizar treinos bidiários e quatro jogos de preparação, e viaja para Angola a 15 de setembro, onde também efetuará um encontro particular antes do arranque do Mundial.

A seleção nacional está incluída no Grupo C, em que vai defrontar Angola, Chile e África do Sul, numa competição que decorre entre 20 a 28 de setembro.

Lista dos pré-convocados:

Benfica: Ricardo Silva (guarda-redes), Pedro Henriques (guarda-redes), Valter Neves, Diogo Rafael, Luís Viana e João Rodrigues.

FC Porto: Ricardo Barreiro, Caio, Jorge Silva e Hélder Nunes

AD Valongo: André Girão (guarda-redes).

Óquei de Barcelos: José Rafael Costa.

UD Oliveirense: Gonçalo Alves.