Portugal sagrou-se campeão europeu de hóquei em patins de sub-17 este sábado, em Fanano, em Itália, ao vencer a Espanha, na final, por 1-0, com um «golo de ouro», e assegurou o seu 14.º título continental.

Em 2016, foram oito golos - um empate a quatro -, que levaram a decisão para prolongamento, onde a vitória sorriu à seleção espanhola. Desta feita, o nulo manteve-se no marcador até ao derradeiro apito do tempo regulamentar, para novo dramático prolongamento.

Ainda com a derrota da última edição na memória, Portugal viraria a página e garantiria o título com um golo «dourado» de José Gonçalves, a pouco menos de minuto e meio do final da primeira parte do tempo extra e estava assegurado o 14.º título português em 37 edições da prova.

Portugal entrou para a final com o guarda-redes Alejandro Edo e os jogadores de pista Gustavo Pato, Diogo Abreu, José Gonçalves (1 golo) e João Pedro Pereira, sendo também utilizados Diogo Barata e o guarda-redes Tiago Freitas.

Lucas Santos, Rodrigo Martins e Miguel Fortunato completam o lote dos novos campeões da Europa de hóquei em patins de sub-17.