O Benfica anunciou que não vai comparecer à final four de hóquei em patins, decisão relacionada com a anulação «de forma inexplicável, a poucos segundos do apito final, do golo que daria o 6-5» no recente dérbi contra o Sporting.

Em comunicado, o Benfica critica «a degradação» que atingiu, no entender do clube, «a cúpula da modalidade» e por isso vai falhar o jogo com o FC Porto das meias-finais.

Esta sexta-feira, os três treinadores das outras equipas que chegaram à final four, FC Porto, Física e Tomar anteviram a prova e em declarações à TVI comentaram a ausência do Benfica.

Cabestany, técnico dos dragões, ainda acredita que os encarnados repensem a decisão: «O que o Benfica faz, eles é que sabem. Nós vamos estar aqui uma hora e meia antes do jogo, treinamos a pensar na meia-final, vamos seguir o nosso caminho, com o trabalho habitual. Temos de nos focar no jogo, o que está a acontecer pode desfocar-nos do jogo e eu como treinador o meu trabalho é que os jogadores estejam plenamente focados no jogo.»

«O jogo está pendente, nós sabemos disso, mas os jogadores estão conscientes que é uma meia-final com um rival muito forte. Se acontecer, esperamos que venham, será difícil ganhar. Se o Benfica não vier, não fica uma imagem bonita, mas vamos acreditar que vão refletir e vão estar aqui», finalizou o técnico.

Já André Gil, treinador do Física, que jogará a outra meia-final, lamenta a decisão das águias:

«Se vier a acontecer não é bom para a modalidade. Estou com a esperança que o Benfica apareça, dava outra imagem, mas nós estamos focados no jogo com o Tomar e estivemos focados nisso durante a semana. Era importante o Benfica refletir, tem 24 horas, independentemente das razões, acima de tudo está a modalidade e o respeito pelas equipas aqui presentes.»

Nesta conferência de imprensa também nenhum elemento da Federação compareceu e o treinador lamentou isso: «Acho que é um aspeto que deve ser refletido, nesta conferência os clubes mereciam a presença da Federação, que devia estar representado por alguém. Lamentamos, mas vamos dar o nosso melhor e dar uma boa imagem do hóquei e esperemos estar na final no domingo.»

Quanto ao técnico do Tomar, diz ser uma «falta de respeito» do Benfica perante a modalidade.

«Não me parece adequado, não é justo para a modalidade de quem diz que o hóquei está mal. É uma falta de respeito pela modalidade e pelos clubes. Numa instituição como o Benfica não vejo necessidade de fazer isto, acho que é muito mau para a modalidade. Nós não temos o mediatismo deles, se o Tomar não aparecesse ninguém estava interessado», afirmou Nuno.