As «Caretas do Benfica» foram esta quarta-feira apresentadas ao público em Lisboa e este livro muito colorido em tons de vermelho e aspecto bem disposto apresenta também ele a história do clube da Luz, de uma forma diferente.
Como o nome indica, as caretas são das personagens centrais do livro, acompanhadas por textos que vão explicando o papel dos protagonistas na retrospectiva histórica que é feita.
Desde Cosme Damião a Miccoli várias são as caricaturas e os pequenos episódios contados, respectivamente, desenhadas por Carlos Laranjeiro, Pedro Ribeiro Ferreira e Ricardo Galvão e com os textos de Luís Miguel Pereira.
Rui Costa foi o convidado de honra da apresentação e achou «bastante engraçado» este «livro diferente sobre a história do Benfica». A respeito da sua caricatura mostrou boa disposição: «Favorece-me muito...» Para sorrir depois com nostalgia ao recordar o episódio que é contado da sua estreia com a camisola da águia.
Luís Miguel Pereira, o autor dos textos, referiu que procurou «escrever coisas diferentes [do já conhecido] ou contadas de forma diferente», mas acabou por lançar a bola frisando que «o que salta à vista são os desenhos».
Ricardo Galvão destacou «o pretexto que foi este livro para uma grande diversão» e Carlos Laranjeiro explicou que as «Caretas do Benfica» são «destinadas aos benfiquistas e não só».
«Ao contrário de outros [livros] que estão na berra, este fala das histórias bonitas do futebol», referiu Laranjeiro, mas Pedro Ribeiro Ferreira prometeu o ataque a outras facções. Além de anunciar livros idênticos para Sporting e Porto deixou no ar que podem já estar no estirador os esboços das caricaturas «do Gil Vicente com o Mateus na capa ou do Apito Dourado».