Cómico, como sempre. Sarcástico, mordaz e muito original. É assim o sexto livro do cartoonista Luís Afonso. «Futebol por linhas tortas», uma publicação da Dom Quixote, conjuga crítica e bom humor em 48 cartoons que, com certeza, o fará rir e chorar por mais.
De certo, serão poucos os leitores que desconhecem o trabalho de Luís Afonso. Autor do Bartoon no jornal «Público» e do cartoon Barba e Cabelo no desportivo «A Bola», Luís Afonso descreve assim o seu novo trabalho: «O livro dá uma perspectiva desconstrutiva da realidade, procurando os aspectos controversos, o lado B do futebol.»
Política e futebol têm sido os temas dominantes nos trabalhos do cartoonista aletejano, que promete continuar a mostrar através dos seus desenhos o que de pior se passa no mundo do desporto rei. É que, para Luís Afonso, pouco de bom há a dizer sobre a realidade do futebol português. «As vitórias do Futebol Clube do Porto no estrangeiro nos últimos dois anos têm dado uma imagem completamente errada do que por cá se passa, ou seja, do estado podre em que vive o futebol. Na verdade, o futebol português não é recomendável a menores de 18 anos, mas enquanto eu não me fartar vou continuar a desenhar.»