Os lugares-comuns dos jogos de futebol vistos pelo lado divertido. Pela terceira vez, «Os Campeões» de Gürsel põem em campo toda a panóplia de jogadas, golos e manifestações habituais nos estádios, com uma diferença: o final ¿ inesperado e cheio de bom-humor.
O cartoonista turco dá-nos um colorido episódio por cada uma das 48 páginas, com entradas duras, penalties, cartões, jogadas, golos, marcações, tácticas, tudo aquilo de que nos podemos lembrar quando recordamos as várias incidências de um jogo de futebol.
Mas os simpáticos bonecos de Gürsel não são como as pessoas. E, sem ser necessário recorrer à palavra, conseguem sempre surpreender pela forma inusitada como terminam o «lance», dando forma à sátira, à ironia e à anedota com que o autor ilustra muitas situações observadas todos os fins-de-semana.
Sobretudo divertido, com recurso a muitos «malabarismos» da imaginação, Gürsel consegue transformar a maior ausência de fair-play numa situação bem-humorada e numa vontade de «continuar o jogo». E os golos mais impossíveis de uma «história do futebol» traçada desta forma acabam mesmo por acontecer.
O volume 3 da série de banda desenhada «Os Campeões», de Gürsel, está no mercado português a partir deste mês de Outubro, editado pela Booktree, pelo preço de 10,50 €.