A vantagem que Portugal trouxe de terras helvéticas, e que nasce do facto de ter empatado com golos pelo que um novo empate a zero apura a Selecção Nacional, diz pouco a Hugo Almeida. Como bom avançado que é, o jogador quer partir da estaca zero, praticar bom futebol e fazer muitos golos. «Somos favoritos desde o início», recordou. «Somos a selecção sub-21 que está em primeiro lugar no ranking, por isso só temos é que nos assumir como favoritos e partir para os jogos com essa noção».
Mais do que um princípio, é uma responsabilidade. «Temos que entrar para ganhar. Não podemos entrar a pensar que se empatarmos ou que se ganharmos por 1-0, passamos. Temos é de entrar com a intenção de jogar o nosso futebol e marcar muitos golos. É essa a nossa força». Pelo caminho espera que essa intenção traga golos. «Nós jogámos bem na Suíça. Fizemos o nosso futebol, criámos oportunidades, só faltou mesmo concretizá-las. Temos de fazer mais golos nesta segunda-mão aqui no Bessa».
«Espero ter mais sorte do que ontem»
Ora golos é precisamente o que se lhe pede a ele. Hugo Almeida não vira as costas à responsabilidade. «Não sinto pressão nenhuma», garantiu. «Gosto de jogar estes jogos e se fizer o golo da vitória ficarei muito feliz. É o sonho de todos os jogadores fazer o golo da vitória». Para o conseguir o avançado espera apenas ser mais feliz. Ele que na Suíça falhou uma boa oportunidade a dois minutos do fim. «Espero ter mais sorte, sim. Ontem tive oportunidades de marcar, o que quer dizer que também não me faltou sorte, mas espero que desta vez consiga marcar. Se não o fizer, espero pelo menos que seja um companheiro a fazê-lo».