Chama-se Hugo Oliveira e é treinador dos guarda-redes do Marco. Até aqui nada de novo não fosse dar-se o caso do jovem técnico ser, aos 25 anos, o único português licenciado pela UEFA para desempenhar a função. Um diploma conseguido na Escócia, onde frequentou o melhor curso do mundo para treinadores específicos de guardiões. «Falei com o José Mourinho e ele aconselhou-me a fazer formação como treinador de guarda-redes», conta. «Disse-me que o melhor era na Escócia, mas era extremamente difícil entrar». Nada que uma mão do treinador do Chelsea não pudesse resolver. «Sei que eram cerca de 150 inscrições das quais foram escolhidos 18 treinadores. No final ficámos licenciados apenas oito».
Considera-se um científico, algo empírico também - ele que chegou a ser guarda-redes do Paredes - , e soma no currículo estágios em clubes como o F.C. Porto, o Benfica, ou o Real Madrid com diplomas em formações como o Curso de Ensino e Novas Tecnologias de Treino. Na fase introdutória da carreira, Hugo Oliveira aceitou iniciar o profissionalismo pelo Marco. «Tive mais duas possibilidades da Superliga, mas o Marco foi o que me apresentou o projecto mais estimulante. Vou orientar todos os guarda-redes desde os infantis aos seniores. A ideia é criar uma verdadeira escola no clube». Começou por assinar por uma época mas a meio da pré-época prolongou o contrato.
Licenciado também em Ciências da Comunicação, foi jornalista da NTV durante dois anos. «Foi bom», sublinha. «Enquanto muita gente tem de gastar imenso dinheiro para poder observar treinos e treinadores de outros clubes, eu era pago para o fazer». Acabou por se desligar do jornalismo e enveredar pela carreira de treinador. Tornando-se o primeiro, e até agora único, técnico de guarda-redes português licenciado pela UEFA. Pelo meio privou de perto com algumas sumidades da matéria. Com o treinador de guardiões do Barcelona, por exemplo, do Mancheter United, do Middlesbrough, do Charlton ou do Independiente. Mas sobretudo aperfeiçoou conhecimentos e aprendeu inovadores métodos de treino.
A conversa com o Maisfutebol passou muito por aí. Mas foi mais além. Falou-se de Portugal, do que está mal, do que está bem, de quem é bom e de quem é melhor. Hugo Oliveira mostrou ter ideias fortes e uma personalidade vincada. Aceite esta viagem pelo panorama nacional de guarda-redes. Está tudo nos textos relacionados.