A Liga Mundial de Surf anunciou esta quarta-feira que os prémios monetários vão ser iguais para homens e mulheres a partir de 2019.

A entidade mostra-se orgulhosa por colocar em prática esta medida e diz que é a primeira competição desportiva a nível internacional que estabelece a igualdade nos prémios reservados aos atletas. «Este é um grande avanço na nossa estratégia, planeávamos há muito elevar o surf feminino e estamos entusiasmados por revelar a nossa nova medida», começou por dizer, Sophie Golschmidt, CEO da Liga Mundial de Surf.

Uma mudança que reforça a importância da competição feminina, cada vez com maior destaque. «É a mudança certa para a Liga Mundial de Surf e gostávamos de agradecer as pessoas que trabalharam durante tanto tempo para ajudar no avanço do surf feminino», acrescentou Sophie Golschmidt.

Vários atletas de renome mundial destacam o momento de viragem no desporto, dizendo que devia servir de exemplo aos variados desportos. Stephanie Gilmore, seis vezes campeã mundial disse: «É incrível e estou muito feliz. O prémio em dinheiro é fantástico, mas a medida significa ainda mais.»

O 11 vezes campeão mundial, Kelly Slater também se mostrou feliz pela medida. «As mulheres e a competição feminina merecem esta mudança. As atletas femininas comprometem-se de igual forma com o surf e devem receber os mesmos prémios.»