«Um derby é um derby», diz-se. Mesmo que seja de Lisboa e o palco seja o Estádio Municipal de Rio Maior. E mesmo que em campo estejam as equipas B de Sporting e Benfica, e não as principais.

O jogo deste sábado, referente à 33ª jornada da II Liga, gera bastante interesse, ainda assim. E pode ser visto sempre na perspetiva de que está em causa o estatuto de melhor equipa B nacional.

O Sporting está em vantagem, já que ocupa o 3º lugar da classificação geral, com 52 pontos. O Benfica surge na 9ª posição, mas a apenas quatro pontos de distância, o que atesta o equilíbrio da prova. E neste «campeonato das equipas B» é preciso ter em conta também que o FC Porto já está com 47 pontos. Marítimo, Sp. Braga e V. Guimarães ocupam posições mais modestas na tabela.

Mas voltando ao «derby» importa lembrar que na primeira volta os «leões» venceram na Luz (1-3). Só que nesta altura a equipa verde e branca parece atravessar um momento de menor fulgor, sem qualquer vitória nas últimas três rondas. Já os encarnados visitam Rio Maior moralizados por dois triunfos consecutivos.

Dados que Luís Norton de Matos desvalorizou, na antevisão do encontro. «Os dérbis são sempre especiais e não interessa a forma como as equipas estão no momento. O aparente favoritismo de uma equipa pode diluir-se. O factor casa não é de grande importância nestes jogos e vamos tentar corrigir o resultado da primeira volta», afirmou o técnico à Benfica TV. «Era óptimo conseguir ganhar e ficar a um ponto mas, independentemente do resultado, isso não invalida o que tem sido feito pelo Benfica até agora», acrescentou.

José Dominguez lembrou, por seu lado, que «um derby é um derby» (lá está). «Motiva ainda mais os jogadores por ser um jogo em que todos querem participar. O Sporting, a jogar em casa, perante o seu público, vai entrar para vencer. Esse é o objectivo e queremos alcançá-lo», disse o treinador leonino, citado pelo site do clube.

A convocatória do Sporting já é conhecida, e inclui Zezinho e Gael Etock, dois jogadores que têm sido convocados por Jesualdo Ferreira para a equipa principal.