[artigo atualizado]

Manuel Cajuda é o novo treinador do Académico de Viseu. O técnico foi apresentado ao final da manhã desta quarta-feira e sucede a Francisco Chaló, demitido na sequência dos meus resultados da equipa, assumida candidata à subida à I Liga. 

Aos 66 anos, Manuel Cajuda volta a trabalhar no futebol português, cinco épocas após deixar o Olhanense. Depois de ter estado nos algarvios, o treinador passou pela China, pelos Emirados Árabes Unidos e pela Tailândia. 

«Na próxima época quero estar a treinar o Académico na I Liga», disse Manuel Cajuda na apresentação. O treinador revelou que já na temporada passada esteve perto de treinar o emblema do Fontelo. 

«Fiquei com vontade de um dia vir para Viseu, e quando o presidente me ligou entendi que era hora de voltar e muito me honrou que se tivesse voltado a lembrar de mim.»

Senhor de um longo e rico currículo no futebol português, Manuel Cajuda tentará devolver o Académico de Viseu ao principal escalão do futebol português. A última presença dos beirões na I Divisão aconteceu na temporada 88/89, há precisamente 30 anos. 

Cajuda iniciou o percurso de treinador em 1983, no Sp. Farense. Passou posteriormente por Olhanense, Portimonense, Louletano, O Elvas, Torreense, U. Leiria, Sp. Braga, Belenenses, Marítimo, Beira-Mar, Naval 1º Maio e V. Guimarães. 

No estrangeiro esteve, além dos países já citados, nos egípcios do Zamalek. 

O Académico de Viseu ocupa o quinto lugar na II Liga, apenas a um ponto da zona de subida. Nas últimas jornadas empatou cinco vezes e perdeu duas. Não vence desde o dia 10 de janeiro. 

CLASSIFICAÇÃO DA II LIGA