A SAD do Leixões confirmou este sábado, em comunicado, ter solicitado a abertura de um processo de inquérito ao Sporting pela utilização de André Geraldes e Ryan Gauld em jogos da II Liga.

Na página oficial do clube, a SAD informou ter avançado, junto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na passada terça-feira, um processo de participação disciplinar e requerimento de abertura de processo de inquérito pela utilização dos jogadores, «por aconselhamento do seu departamento jurídico».

«Cabe-nos em relação ao mesmo esclarecer que, na Leixões SAD, não estamos nem estaremos ao serviço de outros clubes e que tomámos esta iniciativa em defesa do que acreditamos ser a defesa do interesse do nosso clube e da verdade desportiva», lê-se ainda.

A SAD do emblema de Matosinhos acrescenta «que, por uma questão de cortesia e do princípio de boas relações com todos os clubes, comunicou pessoalmente aos responsáveis do Sporting que iria tomar esta medida».

Em 19 de março, o Leixões perdeu 2-1 com o Sporting B, em partida da 33ª jornada, disputada no Estádio do Mar, tendo a equipa leonina alinhado com Ryan Gauld de início.

À entrada para a 38ª jornada - em que recebe no domingo o Olhanense - o Leixões ocupa o 19º lugar, com 41 pontos, sendo a primeira das quatro equipas em lugares de despromoção.