O defesa André Teixeira falhou o início dos trabalhos do Leixões, da II Liga, e Paulo Lopo, presidente da SAD do clube matosinhense, admitiu fazer queixa à FIFA, caso venha a confirmar-se a saída do jogador.

«(André Teixeira) não se apresentou para realizar os exames médicos, nem para o início dos treinos, o que vai ditar a abertura de um processo disciplinar de averiguação: ele tem mais um ano de contrato com o Leixões e uma cláusula de 500 mil euros», disse o líder da SAD.

O defesa foi a grande ausência no arranque da preparação da nova época.

A equipa orientada por Daniel Kenedy apresentou 16 reforços para a nova época, sendo possível a «chegada de mais dois ou três jogadores» a um plantel que terá «no máximo, 26», admitiu o dirigente, revelando ainda que o orçamento sofreu um aumento de 50 por cento e a intenção de criar uma equipa B.

Já Kenedy antecipa uma época tranquila, ao contrário do que foi a última: «O nosso objetivo passa por conseguir fazer um campeonato tranquilo e que os jogadores sejam capazes de honrar esta camisola. Ainda espero a chegada de mais um ou dois jogadores, mas já estou satisfeito com aquilo que tenho.»

O arranque da nova época trouxe mais duas novidades, com o guarda-redes chinês Jet a vincular-se ao Leixões depois de ter representado o Paços de Ferreira, enquanto o seu compatriota Huang Wei (ex-Shangai Shenxin, China), começou a treinar à experiência, tal como o júnior Anthony.

André Teixeira, Bruno Lamas e Zé Lucas, ainda que por motivos diferentes, não estiveram no arranque, sendo que o primeiro não foi autorizado pela SAD a apresentar-se mais tarde.

A primeira semana de treinos vai decorrer no Estádio do Mar, estando agendados jogos de preparação com Paços de Ferreira (em 08 de julho), Rio Ave (15) e Recreio de Águeda (19).

Plantel provisório para 2017/18:

Guarda-redes: André Ferreira (ex-Benfica B), Joel Rosário (ex-Almancilense), Nuno Pereira e Jet (ex-Paços de Ferreira)

Defesas: Jorge Silva, André Teixeira, João Lucas, Belly, João Lima (ex-Benfica B), Derick Poloni (ex-Anadia), Ricardo Alves (ex-Astra Giurgiu, Roménia), Matheus Costa (ex-Real Massamá), Jonathan Hendrickx (ex- HF Hafnarfjordur, Islândia), Karim (ex-júnior).

Médios: Bruno China, Bruno Lamas, Mohamed Khalifa, Bernardo, Telmo Castanheira (ex-Santa Clara), Stephen Eustáquio (ex-Torreense), Breitner da Silva (ex-União da Madeira), Amine Oudhriri, Lawrence Offori (ex-júnior).

Avançados: Miguel Ângelo, Ricardo Barros (ex-Gwangju, Coreia do Sul); Evandro Brandão (ex-Fafe), Stevie Okitokandijo (ex-Excelsior, Holanda), Zé Lucas (ex-Sanjoanense), Nassur (ex-júnior), Kukula (ex-Vizela)

Treinador: Daniel Kenedy