O Sporting B somou este sábado a primeira derrota na II Liga, tendo sido derrotado (1-2) em Alcochete pelo Académico Viseu: depois da vitória na estreia, em Covilhã, a formação de Luís Martins somou assim o primeiro desaire da temporada.

O culpado tem um nome: Fernando Ferreira.

O médio de 30 anos, que curiosamente foi formado no Sporting e passou várias épocas em Alcochete, fez os dois golos do Académico de Viseu, que viraram o resultado.

Mas por partes.

O Sporting jogou num 4x2x3x1, com Rafael Barbosa a funcionar como trinco, com Pedro Delgado ao lado dele e Cristian Ponde no meio campo ofensivo, no apoio ao ponta de lança Pedro Marques. Nas alas jogaram Jovane e Ary Papel.

Confira o relato do jogo ao minuto

Antes de mais, contudo, convém dizer que a primeira parte foi muito pobre: dois remates sem perigo, um de Fernando Ferreira e outro de Ary Papel, mais um contra-ataque perigoso em que Pedro Marques não conseguiu servir o isolado Ary Papel foi tudo o que sobrou do primeiro tempo.

Na segunda parte, aí sim o jogo animou um bocadinho, sem nunca se tornar espetacular.

Abriu aliás com um golo, o do Sporting B, aos 54 minutos: Jovane libertou Cristian Ponde, que cruzou para Rafael Barbosa finalizar na área de carrinho, surpreendendo com uma entrada vinda de trás.

A vantagem durou pouco, no entanto, já que o Académico Viseu empatou um minuto depois, logo na primeira jogada após o reatamento do jogo.

Jogada pela esquerda, cruzamento para a área, Capela aproveitou um mau alívio de Kiki e serviu Fernando Ferreira, que tirou Suahele da frente e atirou forte de pé esquerdo, ao ângulo. Um excelente remate do médio do Académico.

O Sporting B ainda ameaçou, num livre de Pedro Delgado que saiu a rasar o poste, mas foi a formação viseense a fazer o segundo golo, quando Fernando Ferreira recebeu dentro da área e rematou rasteiro, a bola passa por debaixo das pernas de Stojkovic e de Demiral, para entrar na baliza.

Até ao fim o Sporting tentou, mas só criou perigo num remate fortíssimo de Pedro Delgado que saiu pouco por cima da barra, enquanto a equipa de Francisco Chaló respondeu por Paná, que falhou isolado na cara de Stojkovic.

O Académico Viseu somou assim a segunda vitória em dois jogos, ambas por 2-1, e é para já líder da II Liga.

Ficha de jogo:

SPORTING B: Stojkovic; Bruno Paz, Kiki, Demiral e Suahele; Rafael Barbosa e Pedro Delgado; Jovane, Ponde (Miguel Luís, 76m) e Ary Papel (Ronaldo Tavares, 82m); Pedro Marques (Rafael Leão, 63m).

Suplentes não utilizados: Diogo Sousa, Kenedy Có, Bubacar Djaló e Tiago Djaló.

ACADÉMICO VISEU: Peçanha, Joel, Bura, Bruno Sousa e Lucas (Bruno Loureiro, 82m); Fernando Ferreira, Paná e Capela; Sandro Lima, Barry (Zé Paulo, 72m) e Rui Miguel (Yuri,65m).

Suplentes não utilizados: Jonas, Gonçalo, Moses e Pica.

GOLOS: Rafael Barbosa (54m), Fernando Ferreira (55m e 69m)