(artigo atualizado)

O Académico de Viseu anunciou esta quinta-feira a saída de Jorge Costa do comando técnico da equipa «por mútuo acordo».

O treinador de 51 anos deixa os viseenses na quarta posição da II Liga, com 49 pontos e na luta pela subida. Os viriatos estão a dois pontos do lugar de play-off (ocupado pelo Farense), a quatro do segundo posto (Estrela da Amadora) e a 14 do primeiro classificado (Moreirense), numa altura em que ainda faltam disputar seis jornadas.

Esta tem sido uma temporada de bom nível para a equipa de Viseu que, além da campanha no segundo escalão, chegou à «final four» da Taça da Liga e caiu nos quartos de final da Taça de Portugal.

Jorge Costa, que chegou ao clube em setembro passado, somou 20 vitórias, nove empates e cinco derrotas em 34 jogos no Académico.

A saída do técnico surpreendeu, dada a proximidade do emblema viseense dos lugares de promoção a uma subida histórica à Liga mas, segundo informações recolhidas pelo Maisfutebol, a decisão prendeu-se com divergências profundas relativamente ao projeto desportivo a médio/longo prazo e diferendos com a SAD relativamente à gestão do dia a dia do futebol, entendendo Jorge Costa que havia uma constante tentativa de intromissão no trabalho diário e em questões da esfera do treinador, como programações semanais de treinos. Esta situação conduziu a uma situação de desgaste mútuo que terá levado a que ambas as partes entendessem que o melhor seria a separação.

O Maisfutebol contactou o Académico Viseu, mas fonte oficial dos beirões recusou prestar mais esclarecimentos para além do que ficou expresso no comunicado oficial, que dá conta apenas da cessação de contrato por mútuo acordo sem quaisquer outras justificações.

Diretor desportivo vai dirigir a equipa

O diretor desportivo da turma de Viseu, Pedro Bessa, vai assumir o comando da equipa na receção à Oliveirense, no próximo sábado, segundo a agência Lusa. Pedro Bessa, refira-se, tem as habilitações necessárias para constar na ficha de jogo como treinador principal.

Gil Oliveira, preparador físico, Gonçalo Ricca, analista de jogos, e Diogo Almeida, treinador de guarda-redes, mantêm-se na equipa técnica dos viseenses.

[artigo atualizado]