Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, confirmou a notícia já avançada: o Gil Vicente não será integrado na Liga na próxima época, pelo que não haverá um alargamento da primeira divisão na próxima temporada. O clube de Barcelos será integrado apenas em 2019/20.

«A reunião correu de uma forma muito positiva e há duas grandes conclusões: o Conselho de Presidentes decidiu manter o atual regulamento de competições que preconiza que o Gil Vicente seja integrado na Liga apenas em 2019/20», começou por dizer.

«Por outro lado, a proposta da alteração do modelo de governação da Liga foi aprovada com grande positividade e haverá uma alteração estatutária até ao final da presente época.»

Relativamente ao Gil Vicente, portanto, foi mantido tudo como já estava previsto, tendo a maioria dos presidentes recusados introduzir alterações devido aos constrangimentos de calendarização que isso ia implicar.

«O que estava em causa hoje era decidir sobre uma possível antecipação do que está decidido desde fevereiro de 2016, ou seja a reintegração do Gil Vicente na Liga. Devido às dificuldades que exigia na calendarização, não foi possível encontrar uma solução para antecipar essa decisão. Far-se-á passado 14 anos justiça e o Gil Vicente vai ser integrado em 2019/20 na Liga.»

O Gil Vicente vai por isso competir na próxima temporada no Campeonato de Portugal, sem qualquer objetivo desportivo e sabendo à partida que no final da época sobe dois escalões e será integrado na Liga. Sobre a possibilidade dos pontos do Gil Vicente na próxima época no Campeonato de Portugal não contarem, Pedro Proença diz que não é nada com ele.

«O Campeonato de Portugal é uma competição que não pertence à Liga Portugal, portanto essa é uma decisão da Federação Portuguesa de Futebol.»