Quem vai subir à Liga principal?
 
A cinco jornadas do final da mais longa prova dos quadros nacionais com uma só fase (46 jornadas, 24 equipas, 552 jogos), tudo indica que o Tondela será um dos promovidos: lidera a tabela, tem seis pontos de avanço sobre o segundo posicionado (o Chaves, 72) e oito sobre o terceiro e o quarto (o Covilhã e o Sporting B, ambos com 70, sendo que os leões não podem subir).
 
Com 15 pontos em aberto, os oito que o Tondela à maior para se manter em posição de subida parecem, por isso, colocar a formação orientada por Quim Machado a um passo da Liga.

O que falta aos pretendentes à subida

Benfica B tem melhor ataque e quarta pior defesa

Desce o Trofense e quem mais?


Já sobre a segunda vaga, há cinco opções em aberto: Chaves (segundo, 72), Sp. Covilhã (terceiro, 70), Feirense (quinto, 69), União (sexto, 67) e Freamunde (oitavo, 67).
 
Pelo meio, Sporting B (quarto, 70), Benfica B (sétimo, 67) e FC Porto B (nono, 60), teriam hipóteses matemáticas de sonhar com a subida, mas estão regulamentarmente impedidas de o fazer (porque não podem competir no mesmo escalão das equipas principais, embora possam descer, risco que, aliás, Braga B e Marítimo B correm).
 
Tondela descolou em março
 
Depois de arranque titubeante, o Tondela acelerou no final de fevereiro/princípios de março e dá mostras de não mais largar a liderança. No mínimo, tem tudo para garantir um dos dois primeiros postos.
 
A formação tondelense não perde desde 7 de março (derrota 4-3 diante do Sporting B, em Alcochete), tendo, desde aí, somado 26 pontos em 30 possíveis, correspondendo a oito vitórias e dois empates nas últimas dez jornadas: claramente um registo de «campeão».

Perante a perspetiva de subir à Liga principal, em Tondela já se preparam intervenções ao estádio, de modo a cumprir aumento de lotação para cinco mil obrigatórios para jogos da Liga, além de aspetos como iluminação, sistema de controlo de acessos (torniquetes, videovigilância) e camarotes.



O que falta aos pretendentes à subida

Benfica B tem melhor ataque e quarta pior defesa

Desce o Trofense e quem mais?

O resto tem sido bem mais imprevisível e variável: o Chaves, atual titular da segunda vaga, só ganhou dois dos últimos cinco jogos; o Sp. Covilhã, terceiro com 70, encetou recuperação idêntica à do Tondela, com 27 pontos somados nos últimos 36.

Feirense, União e Freamunde também têm tido percursos irregulares, mantendo-se com esperanças de ainda terminarem no segundo posto.