O Sporting B perdeu este sábado, na abertura da 43ª jornada, na Vila das Aves, por 3-0, naquela que foi a primeira derrota leonina nos últimos sete jogos.

O resultado foi precipitado pelos erros leoninos, que estiveram na origem dos três golos dos Aves: primeiro um frango de Stojkovic, depois um expulsão desnecessária de Rukas, a seuir um penálti cometido por Ivanildo Fernandes e por fim outro penálti cometido pelo mesmo Ivanildo Fernandes.

Também por isso o Sporting B acabou reduzido a dez jogadores, num encontro em que tudo lhe correu mal. Por isso a equipa foi ultrapassada pelo Aves, precisamente, e caiu para já para o oitavo lugar da II Liga.

Resultados e classificação da II Liga

Mas por partes.

Antes de mais convém dizer que a formação leonina entrou em campo com várias alterações, em relação ao onze que venceu o Benfica B: sem Tobias Figueiredo, Ricardo Esgaio e Matheus Pereira, que regressaram à equipa principal, o Sporting B também não teve Ruben Ribeiro e Podence, pelo que no fundo apresentou cinco alterações.

Apesar de tudo, foi dos leões a primeira grande oportunidade de golo: após uma jogada na direita entre Fábio Martins e Rafael Barbosa, o último cruza rasteiro e Ryan Gauld falha o desvio a dois metros da baliza, atirando ao poste!

Mais tarde, aos 26 minutos, o Sporting voltou a ameaçar o golo, através de uma jogada em que Francisco Geraldes com um grande passe lançou Ponde e o ponta-de-lança rematou para uma excelente defesa de Quim com o pé direito.

Aos 28 minutos chegou o golo do Desp. Aves, num grande disparate de Stojkovic: Tarcísio é lançado, o guarda-redes sai da baliza sem necessidade (Domingos Duarte e Rukas estavam a pressionar o adversário), é ultrapassado e permite que o jogador avense remate para a baliza deserta...

No início da segunda parte João de Deus lançou Chaby e Zezinho, nos lugares de Fábio Martins e Rafael Barbosa, mas tudo se complicou quando Rukas foi expulso aos 55 minutos: o russo parou com a mão um ataque perigoso do Desp. Aves.

Depois disso a formação avense ainda ameaçou fazer o segundo golo, num livre de Nelson Pedroso que Stojkovic defendeu.

Mas Nélson Pedroso havia mesmo de marcar, desta feita de grande penalidade: o árbitro assinalou falta de Ivanildo Fernandes sobre Renato Reis dentro da área, o que parece muito discutível, o que originou um penálti que Nelson Pedroso converteu aos 65 minutos.

Depois disso o Sporting veio abaixo, mas teve uma grande oportunidade para marcar quando Betinho se isolou na cara de Quim e atirou de pé esquerdo a centímetros do poste, aos 75 minutos.

Já nos minutos finais, Ivanildo Fernades meteu a mão numa bola dentro da área, provocou o segundo penálti que Fernando Silva converteu e viu o segundo amarelo, deixando a equipa reduzida a nove jogadores para os segundos finais da partida.

Onze do Sporting: Stojkovic; Mama Baldé, Rukas, Domingos Duarte e Ivanildo; Kikas, Ryan Gauld e Francisco Geraldes; Fábio Martins (Chaby, 46m; Betinho, 55m), Ponde e Rafael Barbosa (Zezinho, 46m).