A FIGURA: Rúben Andrade
Marcou o segundo golo do União da Madeira, no campo do Oriental. Não foi o melhor golo da tarde - esse pertenceu a Soares - mas o destaque vai para Rúben Andrade pelo que fez em campo, no corredor direito, e pela forma como se vê que sente o clube. Formado nas escolas do União, chegará aos 33 anos (ainda tem 32, mas faz em junho) à I Liga. 

O JOGO, AO MINUTO

O MOMENTO: o golo do empate no Freamunde-Tondela
O jogo teve alguns momentos para destacar, mas ficou marcado pelo golo do empate no Freamunde-Tondela aos 90 minutos. Isto porque a festa nas bancadas e no banco do União da Madeira foi enorme e houve invasão de campo, tendo Bruno Paixão de restabelecer a ordem para se jogarem os minutos finais.

«O UNIÃO VOLTOU!»

OUTROS DESTAQUES:
Vítor Oliveira: é perito em fazer os clubes subirem de divisão. É a oitava vez que isso acontece. Tem mérito próprio. Mas parece que se trata de uma missão que cumpre e não celebra. Esta subida tem muito da sua experiência e, ainda assim, mal se soube que o União subiu à I Liga, o treinador foi calmamente para o balneário e não festejou. Pelo menos em público.

Filipe Chaby: o jogador emprestado pelo Sporting aos insulares, cresceu nesta experiência. Nota-se nele um jogador mais maduro e pronto para assumir outros voos, mas teve momentos distintos no jogo e foi substituído aos 58 minutos. Merece a I Liga, não se sabe é em que clube...

Zarabi: se continuar no União, o argelino regressa à I Liga depois de passagens pelo Belenenses e V. Setúbal. Um líder dentro de campo. Esteve seguro na defesa, não parou um minuto e esteve o jogo todo a dar indicações aos companheiros.

Trigueira: o Oriental teve várias oportunidades, sobretudo de bola parada, e se não marcou nenhum golo foi por mérito do guarda-redes do União. Fez excelentes defesas, mostrando-se bem e seguro também nas saídas.

Tom: foi o melhor jogador do Oriental. O extremo esquerdo esteve em todos os lances de perigo da equipa da casa. Tentou o golo em pelos menos três ocasiões, mas estava lá Trigueira para segurar o esférico.