A imprensa norte-americana avança esta quinta-feira com a notícia de que Tim Montgomery, recordista mundial dos 100 metros, foi acusado oficialmente por ter quebrado as regras de dopagem, e em consequência disso, pode ser irradiado da competição. Isto após a Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA) ter confirmado, no dia anterior, o envio de cartas a diversos atletas, sem no entanto indicar o nome dos visados.
Mesmo assim, os jornais apontam todos para a possibilidade de o recordista mundial dos 100 metros ser irradiado da competição. Na mesma situação do norte-americano, indica a imprensa, está a campeã do Mundo em pista coberta de 200 metros em 2003, Michelle Collins, contactada a 8 de Junho.
Na sua edição, o «New York Times» refere que teve acesso a uma das cartas da USADA, de 22 de Junho, indicando que a agência tem provas sufientes para punir os suspeitos. Já o «San Francisco Chronicle» vai mais longe e refere que o atleta reconhece ter usado substâncias proibidas perante um Grande Júri federal. Contudo, as acusações a Tim Montgomery e Michelle Collins serão contestadas, de acordo com os seus advogados, citados no «New York Times», porque nunca foram controlados positivamente.
A polémica em torno de Tim Montgomery surge um dia antes do processo ao laboratório BALCO, de Victor Conte, um dos quatro envolvidos no escândalo de produção e distribuição de
esteróides a atletas de alto rendimento.