A seleção nacional de futebol, que este domingo disputa o primeiro jogo na Taça das Confederações, emitiu um comunicado em solidariedade com as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, em Leiria.

«O dia em que iniciamos a participação na Taça das Confederações é igualmente um dia de grande consternação e dor para o País que orgulhosamente representamos. A tragédia ocorrida em Pedrógão Grande, que reclamou a vida de tantos dos nossos compatriotas, não pode deixar ninguém indiferente. Nesta hora tão triste, enviamos as mais sentidas condolências às famílias, amigos e entes queridos das vítimas dos incêndios», lê-se no comunicado assinado por todos os membros da comitiva lusa e divulgado no site da Federação.

A seleção promete ainda um gesto de solidariedade no jogo com o México: «Se temos consciência de que meras palavras não poderão minimizar a vossa dor que também é nossa, dizemos-vos, ainda assim, que hoje em campo levaremos o vosso coração no nosso coração.»

Vários clubes portugueses, com FC Porto, Benfica e Sporting à cabeça, também publicaram, ontem, mensagens de apoio a um incêndio, que, de acordo com o último balanço, já levou a 57 vítimas mortais.

A Federação Portuguesa de Futebol estipulou ainda que será cumprido um minuto de silêncio no domingo e na segunda-feira antes dos jogos das provas que organiza. «Este ato simbólico visa homenagear a memória das vítimas do incêndio em Pedrógão Grande», refere o comunicado da FPF, publicado no site oficial do organismo.