A Fundação Benfica apresentou nesta quarta-feira, em parceria com a Lousitânea, um projeto de criação de viveiros nas escolas do 1º ciclo dos concelhos mais afetados pelos incêndios de 2017.

Na apresentação do projeto «Faz da tua escola um viveiro», o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, sublinhou que a iniciativa pretende preparar os mais jovens para a prevenção e reflorestação.

«Sendo as crianças a nossa principal prioridade, é com orgulho que lançamos um projeto de educação ambiental», sublinhou o dirigente, durante o evento que decorreu em Castanheira de Pera, um dos concelhos mais afetados pelos incêndios de 2017 e terra natal do jogador benfiquista João Carvalho.

A 23 de novembro, no Dia da Floresta Autóctone, vão ser plantadas 18 mil árvores nos concelhos mais afetados. A iniciativa envolve cerca de seis mil alunos de escolas do 1º ciclo de 16 municípios afetados pelos incêndios de 2017.

Em contexto escolar, os alunos vão criar sementeiras, acompanhando a germinação e crescimento das plantas, que serão depois utilizadas para reflorestação nos territórios integrados no projeto.

Para além desta iniciativa, foi também apresentado outro projeto da Fundação Benfica - "Fica Bem Seguro" - um jogo pedagógico de proteção civil destinado a crianças do pré-escolar, identificando riscos e perigos em vários ambientes.

O presidente do Benfica visitou ainda uma casa que está a ser reabilitada pela Fundação Benfica em Vila Facaia, concelho de Pedrógão Grande.