O defesa do Portsmouth, Christian Burgess, protagonizou um episódio pouco comum no mundo do futebol ao treinar com a equipa de sub-12 dos Skilful Soccer Youth, academia de formação de jovens jogadores sediada em Portsmouth, no último sábado.

Tudo começou pelo adiamento do jogo da League Two - o quarto escalão inglês – no reduto do Crawley Town, devido às más condições do relvado.

Burgess, sem jogo, tal como os colegas, ficaria com a tarde livre. Mas não foi bem assim. O defesa de 25 anos publicou um «tweet» na sua conta oficial, assinalando que não sabia o que fazer no resto do dia.

Foi aí que Will Chitty, treinador da equipa sub-12 na Skilful Soccer Youth, pediu ajuda a Burgess para o ajudar na sessão de treino das 11h00, à qual o central inglês respondeu de forma pronta e positiva.

«Nunca pensei que algo poderia vir dali», referiu Chitty, em alusão ao apelo lançado ao jogador do Portsmouth. «Eu comecei o treino e não vi a resposta de que ele [Burgess] estava realmente a vir. Daí a meia hora, fiquei surpreendido por vê-lo na linha de fundo a chamar por mim», contou Chitty.

Da surpresa à integração no treino, foi um ápice. «Falámos um pouco e pedi se ele podia treinar algo parecido ao que fazem no Portsmouth. Os miúdos adoraram. Ele esteve uma hora de forma total. Começou a sessão, viu-os jogar e depois tirámos algumas fotografias», explicou Chitty.

Oriundo das camadas jovens do Middlesbrough, Burgess está no Portsmouth desde 2015, onde chegou após uma época no Peterborough.