Gesto bonito ou... presente envenenado?

O «Mineirão», estádio de Belo Horizonte, acolheu a histórica meia-final entre Brasil e Alemanha, que terminou com humilhantes 1-7.

Meses depois do escândalo, o tema ainda é debatido no Brasil. E o que pouca gente imaginaria, por certo, é que o consulado da Alemanha no Rio se lembrasse de oferecer ao Museu Brasileiro de Futebol, no Mineirão, uma camisola da «Nationalmaanschaft», autografada pelos jogadores germânicos que se sagraram campeões do Mundo em 2014.

Nem mais: em pleno estádio dos 1-7, ficará exposta uma camisola da Alemanha, com as assinaturas de quem humilhou para sempre a «canarinha».

Harold Klein, cônsul alemão no Rio, explicou ao Globo Esporte: «Esta camisola é uma lembrança para o estádio Mineirão, onde a Alemanha consolidou seu caminho para conquistar o Mundial no Brasil. Vivemos aqui um jogo que fez história no futebol e que tornou Belo Horizonte conhecida para todos os alemães. Temos muito carinho pelo povo mineiro e aqui deixamos agora um pouco da nossa história também».

E esta?