Uma equipa do 12.º escalão de Inglaterra já superou em 1000 (!) por cento as estimativas iniciais de venda de camisolas alternativas para toda a época.

Na origem do elevado interesse está o facto de o equipamento ter sido inspirado nas Brigadas Internacionais, um grupo de militares estrangeiros que apoiou os Republicanos durante a Guerra Civil de Espanha na segunda metade dos anos 30 do século passado.

«Não passarão», pode ler-se na parte de trás da camisola, numa referência ao slogan adotado pelas forças leais aos Republicanos, que combateram os Nacionalistas de Francisco Franco. As cores - vermelho, roxo e amarelo - também foram inspiradas na bandeira das Brigadas Internacionais.

Através do site oficial, o Clapton CFC refere que os membro do clube já ficariam radiantes com a venda de 400 camisolas, o que já estaria acima das expetativas, e que o número de encomendas, que continua a subir, já superou as 2.600.

«Tem sido um choque para nós. Só esperávamos vender cerca de 250 camisolas este ano», disse o designer da nova «pele» alternativa da equipa de Londres. «Os adeptos escolheram entre um total de 16 equipamentos, mas este foi de longe o mais popular. Quero que fique registada a importante do sacrifício daqueles que lutaram contra o fascismo.»

Ao todo, mais de 2.500 homens e mulheres do Reino Unido e da Irlanda juntaram-se às Brigadas Internacionais na Guerra Civil espanhola, sendo que 500 acabaram por perder a vida.

A maior parte das encomendas chegou de Espanha e as camisolas estão à venda por 30 libras, cerca de 33 euros. Parte dos lucros serão entregues ao International Brigade Memorial Trust.