O futebol romeno é pródigo em confusões e surpresas, como este dérbi da quarta divisão entre dois nomes grandes do futebol romeno e de Bucareste – Steaua e Rapid – com 40 mil adeptos nas bancadas que, como não podia deixar de ser, acabou lamentáveis cenas de pancadaria.

Mas vamos por partes. Como é que o Steaua que jogou na Liga Europa está agora a jogar na quarta divisão da Roménia? É que o Ministério da Defesa e o Exército romeno ganharam um processo contra o proprietário do clube, Gigi Becali, que comprou o Steaua em 2013, sobre os diretos sobre o nome do Steaua e o clube passou a designar-se FC FCSB (FC Steaua Bucareste) para evitar conflitos judiciais.

Quanto ao Rapid, o clube de Bucareste entrou em insolvência e acabou no quarto escalão onde, aliás, existem dois Rapids. O original e um outro fundado por um grupo de adeptos descontentes com a administração do orginal, denominado AFC Rapid, que subiu na temporada passada da V Divisão, para a IV.

Apesar destes dois emblemas estarem agora a jogar no IV escalão do futebol romeno, continuam a arrastar multidões e mantêm intacta a rivalidade que sempre alimentaram para com os vizinhos da capital. Neste embate bastaram dez minutos de jogo para as bancadas se incendiarem, com trocas de agressões entre adeptos dos dois emblemas. Cenas lamentáveis que se prolongaram por vários minutos, até que a polícia, com cerca de 700 homens, conseguiu separar as duas partes em contenda.

O Rapid acabou por vencer por 3-1, mas a rivalidade entre estes dois emblemas promete seguir dentro de momentos, uma vez que estão previstos mais dois jogos entre estas duas equipas nos play-offs de promoção.

Confira as imagens: