McDonald Mariga, que já foi alvo de uma acesa disputa entre o Manchester City e o Inter Milão, em 2010, quando representava o Parma, acabou por optar pelo clube italiano, na altura orientado por José Mourinho, mas a verdade é que nunca se conseguiu impor e, após vários reveses, joga agora no modesto Latina, clube da Série B do campeonato italiano. Depois de vários anos na obscuridade, sem ser notícia, a antiga promessa voltou agora a preencher páginas dos jornais depois ter sido suspenso por cinco jogos por…apertar a mão a um árbitro.

Aconteceu na segunda parte do animado embate entre o Latina e Virtus Entella, no fim de semana passado, quando o jogador queniano foi expulso. Antes de abandonar as quatro linhas, Mariga dirigiu-se ao árbitro de mão estendida, um comportamento ajustado ao fair-play, que encontrou correspondência do árbitro. O problema terá sido depois na intensidade do cumprimento. O jogador terá apertado a mão do juiz com tanta força que deixou marcas visíveis não mão do árbitro.

De acordo com o relatório da comissão disciplinar da liga italiana, Mariga, além de apertar a mão do árbitro, terá despejado uma infindável panóplia de insultos. Resultado final, cinco jogos de castigo.