O treinador do Middlesbrough, Gareth Southgate, multou Mido e Afonso Alves em duas semanas de salário por se terem atrasado no regresso aos treinos com a equipa. O avançado egípcio, no clube desde 2007, incompatibilizou-se na época passada com Southgate e jogou por empréstimo no Wigan. Esteve sem dar notícias durante quatro dias e agora o Boro reprimiu o jogador severamente, castigando a sua falta de profissionalismo com uma multa de duas semanas de salários. No entanto, o egípcio ainda não apareceu a nenhum treino.
Quanto a Afonso Alves, o avançado brasileiro não compareceu aos dois primeiros dias de treino da equipa e recebeu o mesmo castigo do colega Mido. Alves terá alegado ter tido dificuldades em arranjar um voo da Holanda, onde se encontrava de férias, para Inglaterra. Entretanto, já retomou o trabalho com os colegas.
«Ambos os jogadores foram castigados disciplinarmente», confirmou Southgate, «ambos os casos foram tratados internamente». O técnico mostra-se desapontado por ter sido obrigado a chegar a este ponto. «Espero que cada profissional se comporte da melhor maneira, é tão simples como isso», acrescentou o ex-internacional inglêsm que garante que o Middlesbrough coloca «a fasquia ao mais alto nível»: «As pessoas ou estão connosco ou não estão.»