O Arsenal terminou a Premier League igualando um recorde que tinha¿ 115 anos. Os «Gunners» bateram o Leicester por 2-1 para terminar o campeonato invictos, o que não acontecia desde a primeira edição do campeonato inglês, quando o Preston ganhou sem derrotas. Um ponto final histórico para o campeão, num dia em que Ronaldo marcou e foi expulso.
As principais decisões da última jornada aconteciam nos jogos Aston Villa- Manchester United e Liverpool-Newcastle, quando faltava apenas atribuir o último lugar na Taça UEFA. Levou a melhor a equipa de Hugo Viana.
Em Liverpool, o Newcastle empatou a uma bola, com o médio português no banco durante toda a partida, frente a um adversário que tinha já assegurado o quarto lugar, o último de acesso à Liga dos Campeões, e garantia os objectivos mínimos da época.
O Manchester United, já com o terceiro lugar assegurado, deu uma ajuda, estragando os planos de Aston Villa, com Cristiano Ronaldo em destaque. O português marcou o primeiro golo do jogo logo aos 5m, numa jogada individual.
Van Nistelrooy fez o 2-0 cinco minutos mais tarde, selando o resultado final, que deixava o Villa no sexto lugar, em desvantagem em relação ao Newcastle, e fora da Europa, numa época em que esteve até perto do final a sonhar com a Liga dos Campeões. É que em Inglaterra o sexto lugar já não dá acesso à Taça UEFA - há três representantes, mas os outros dois lugares serão preenchidos por Milwall e Middlesbrough, respectivamente finalista da Taça de Inglaterra e vencedor da Taça da Liga.
Ronaldo acabou por ver o segundo cartão amarelo aos 84m, numa altura em que o Manchester já jogava com 10, por expulsão de Fletcher apenas 10 minutos antes.
No Fulham Boa Morte voltou a estar em destaque na vitória sobre o Bolton, com o passe para o primeiro golo de McBride, autor dos dois golos da equipa londrina em nono lugar, a apenas quatro pontos de um lugar europeu.
Nota ainda para a vitória do segundo classificado Chelsea sobre o Leeds, num jogo que terá assinalado a despedida de Ranieri. O treinador italiano, que terá como provável sucessor Mourinho, teve direito a volta de honra e ovação do público de Stamford Bridge, numa homenagem a que até se juntou o dono do Chelsea, Roman Abramovich.
Sérgio Leite não foi opção na vitória do Charlton sobre o Southampton, mas ao intervalo o guarda-redes português foi receber a medalha pela conquista do título de reservas. Silas e Postiga voltaram a não ser de resto opção no encontro entre o Woverhampton, já despromovido, e o Tottenham. Leicester e Leeds são as outras equipas que descem à First Division.
Resultados e marcadores da 38ª e última jornada
Arsenal-Leicester, 2-1
(Henry, 47m, g.p.; Vieira, 69m) (Dickov, 29m)
Aston Villa-Manchester United, 0-2
(Cristiano Ronaldo, 5m; Van Nistelrooy, 10m)
Blackburn Rovers-Birmingham, 1-1
(Cole, 24m) (John, 83m)
Liverpool-Newcastle, 1-1
(Owen, 58m) (Ameobi, 25m)
Bolton-Fulham, 0-2
(McBride, 45m e 78m)
Charlton-Southampton, 2-1
(Euell, 36m; Cole, 55m) (Prutton, 64m)
Chelsea-Leeds, 1-0
(Gronkjaer, 20m)
Manchester City-Everton, 5-1
(Wanchope, 16m e 31m; Anelka, 41m; Sibierski, 89m; Phillips, 90m) (Campbell, 61m)
Portsmouth-Middlesbrough, 5-1
(Ayegbeni, 5m, 14m, g.p., 32m e 83m; Sheringham, 81m) (Zenden, 27m)
Wolverhampton-Tottenham, 0-2
(Keane, 37m; Defoe, 60m)