O Manchester United venceu esta tarde em Newcastle, quebrou uma série de dois jogos sem ganhar e subiu à quarta posição da Liga inglesa com os mesmos pontos que o Bolton, o Middlesbrough e o Aston Villa. Apesar de tudo, a liderança, na posse do Chelsea, está a onze pontos de distância.
A formação de Graeme Souness, por outro lado, somou a segunda derrota na mesma semana em casa, depois de na quarta-feira ter perdido com o Chelsea, acabando afastado da Taça da Liga. Uma semana para esquecer da formação do norte de Inglaterra, que esta tarde foi inferior ao Manchester e perdeu bem.
O primeiro golo foi conseguido bem cedo, logo aos sete minutos, através de Wayne Rooney, que respondeu da melhor forma a um bom cruzamento da direita do irrequieto Darren Fletcher. Cristiano jogou no lado esquerdo do ataque e formou com o colega da direita (precisamente Darren Fletcher), o duo de inconformados vermelhos.
Logo aos 14 minutos quase marcava, num remate de ressaca à entrada da pequena área que Steve Carr defendeu por instinto com os pés, e aos 16 voltou a colocar à prova a elasticidade do guardião do Newcastle, numa fantástico cabeceamento após centro de Neville. Muito castigado com faltas, o português voltou a criar perigo aos 82 minutos num remate com o pé esquerdo defendido por O¿Brien, que entretanto substituíra Steve Carr. Logo segundos depois foi substituído por Alan Smith.
Uma substituição que pretendia sobretudo gastar tempo, quebrar ritmo ao jogo. É que pelo meio Alan Shearer já tinha empatado o jogo, depois do Newcastle muito ter tentado chegar ao golo, e Van Nistelrooy, três minutos depois, já tinha voltado a colocar o Manchester em vantagem. Um resultado justo, face à produtividade dos Red Devils. A equipa que mais teve a bola e mais procurou mandar no jogo. Mesmo sobre os 90 minutos, Rooney bisou e colocou mais justiça no resultado.
Na outra partida deste domingo, o Middlesbrough venceu no terreno do West Bromwich Albion, por 2-1, com um golo de Zenden, no início da segunda parte, a dar o triunfo ao Boro. Purse já tinha colocado os visitantes em vantagem e Earnshaw já tinha empatado o jogo cinco minutos depois. Com este resultado o Middlesbrough subiu à quarta posição com os mesmos pontos que Bolton, Aston Villa e Manchester United, mas tem menos um jogo.
Resultados da 13ª jornada:
Domingo:
West Bromwich Albion-Middlesbrough, 1-2
(Earnshaw, 37m) (Purse, 32m; Zenden, 52m)
Newcastle-Manchester United, 3-1
(Shearer, 71m) (Rooney, 7 e 90m; Van Nistelrooy, 74m)
Sábado:
Tottenham-Arsenal, 4-5
(Naybet, 37m; Defoe, 61m; King, 74; Kanoute, 88m) (Henry, 45m; Leuren, 55, g.p.; Vieira, 59m; Ljungberg, 69m; Pires, 81m)
Southampton-Portsmouth, 2-1
(Blackstock, 18m; Phillips, 71) (Jakobsson, 12m)
Liverpool-Crystal Palace, 3-2
(Baros, 25, de g.p., 45 e 90m) (Kolkka, 45m; Hughes, 52m)
Fulham-Chelsea, 1-4
(Diop, 57m) (Lampard, 33m; Robben, 59m, Gallas, 73m; Tiago, 81m)
Bolton-Aston Villa, 1-2
(Diouf, 21m) (McCann, 41m; Hitzlsperger, 81m)
Charlton-Norwich, 4-0
(Johansson, 15 e 66m; Konchesky, 75m; Euell, 88m)
Manchester City-Blackburn Rovers, 1-1
(Sibierski, 45m) (Dickov, 78m, de g.p.)
Birmingham-Everton, 0-1
(Gravesen, 69m, g.p.)