O norte-americano Brad Friedel realizou este sábado, frente ao Fulham, o 167º jogo consecutivo na liga inglesa e bateu o recorde de David James, guardião do Portsmouth. O guarda-redes do Aston Villa começou a sequência em 2004, ainda no Blackburn Rovers.
«É claro que é bom ter feito tantos jogos consecutivos, mas espero jogar mais, nunca entrei numa partida para alcançar um determinado recorde, mas sim porque sou contratado para jogar e porque amo futebol», disse Friedel, de 37 anos, citado pela AP.
«Tenho tido sorte com as lesões, quando tive essa infelicidade coincidiram sempre com os compromissos internacionais, e desde que deixei a selecção posso descansar entre os jogos domésticos», explicou o guardião.
O norte-americano actuou em vários campeonatos, devido a ter dificuldades em obter uma licença de trabalho em Inglaterra, onde chegou em 1997, para o Liverpool. Em Anfield não conseguiu impor-se, foi transferido para o Blackburn e no início desta época mudou-se para Birmingham, para representar o Villa.
«É notável que, nos tempos que correm, seja um guarda-redes ou não, alguém consiga fazer esse número de jogos consecutivos», declarou o treinador do Aston Villa, Martin ONeill. «É fantástico, nos últimos oito ou nove anos, desde que saiu do Liverpool, Brad Friedel tem sido simplesmente constante», concluiu o técnico.