Wes Brown e Paul Robinson foram convocados por Fabio Capello para o particular da Inglaterra frente à Hungria, na próxima quarta-feira, mas recusaram. Ambos os jogadores anunciaram a retirada da selecção, um dia depois de divulgada a lista. O treinador italiano ainda vai decidir se chama substitutos, no meio de uma situação embaraçosa que questiona a sua capacidade de comunicação com os jogadores.

O primeiro a recusar foi Robinson. O guarda-redes do Blackburn Rovers, com 30 anos e 41 internacionalizações, explicou assim a sua decisão, tomada depois de ter ficado de fora das opções para o Mundial: «Tomei a decisão de me retirar do futebol internacional com efeito imediato. Só tomei a decisão agora porque anteriormente não fui opção para a selecção. Como profissional que quer aproveitar todas as oportunidades para jogar, não me vejo como 3º ou 4º guarda-redes.»

Mais tarde, foi a vez de Wes Brown. A Federação inglesa emitiu um comunicado a explicar que o defesa do Manchester United foi ao hotel da selecção já esta noite para falar com Fabio Capello.

O treinador tinha feito uma convocatória com muitas surpresas. Apenas 10 dos jogadores que estiveram no Mundial foram chamados, havendo três estreias absolutas: Jack Wilshere, Kieran Gibbs e Bobby Zamora.