Fabio Capello incluiu um jogador do segundo escalão na convocatória da Inglaterra para o particular com a França. Jay Bothroyd, avançado que já marcou 15 golos pelo Cardiff esta época, mereceu a confiança do seleccionador, que se depara com várias «baixas» no ataque.

«Foi o melhor dia da minha carreira. Estou feliz por estar aqui. Quando encontras jogadores como o Steven Gerrard e o Rio Ferdinand, sentes que tens de mostrar o teu valor. São jogadores de classe mundial, tremendos. Se jogar na quarta-feira será mais um grande dia para mim», disse o jogador de 28 anos, após o primeiro treino com a selecção inglesa.

Bothroyd atinge o ponto alto da carreira dez anos depois de uma atitude que lhe alterou o rumo da carreira. Formado no Arsenal, o avançado foi afastado dos «gunners» por ter atirado a camisola ao treinador após ter sido substituído, na final do campeonato inglês de juniores de 2000. «Cometi um enorme erro, mas era jovem, e procurei aprender com os erros», afirmou agora o jogador, que passou por Coventry, Perugia, Blackburn Rovers, Charlton, Wolves, Stoke City e, por fim, Cardiff.