O Chelsea venceu esta tarde no terreno do Sunderland e aumentou assim para dez os triunfos consecutivos que leva na liga inglesa. Num jogo em que entre os portugueses apenas Ricardo Carvalho jogou (foi titular, enquanto Paulo Ferreira e Maniche não estiveram presentes), a formação de José Mourinho encontrou-se a perder desde bem cedo mas deu a volta ao resultado ainda antes de Robben ser expulso deixando a equipa com menos um jogador e com o coração nas mãos durante dos últimos vinte minutos.
O extremo holandês tornou-se aliás numa das figuras do jogo. Fez o golo da vitória num remate que foi ainda desviado por Dean Whitehead e foi festejar com os adeptos do Chelsea. O árbitro não gostou e mostrou-lhe o segundo amarelo, que deixou a equipa reduzida a dez elementos. Por isso os vinte minutos finais foram passados com o Sunderland a dar tudo para chegar ao empate, o que deve ter preocupado Mourinho, embora o Chelsea tenha sempre controlado as investidas contrárias com tranquilidade.
Antes disso já o Sunderland tinha entrado no jogo com felicidade. Tanta que logo aos doze minutos chegou à vantagem por Lawrence, na sequência de um ataque que apanhou a formação londrina desprevenida. Os homens de Mourinho trataram logo de reagir e chegaram ao empate pouco depois, os 28 minutos. Cruzamento de Joe Cole e golo de Crespo. Depois do empate o Chelsea continuou a dominar e a conseguir criar várias oportunidades de golo. Robben e Lampard, por exemplo, ficaram muito perto de festejar, mas o guarda-redes Davis, que foi uma das figuras do encontro, negou o golo a ambos. Até que Robben trouxe finalmente justiça ao resultado. Conseguindo uma vitória que deixa o segundo classificado (Manchester United) a dezasseis pontos!
Ficha do jogo:
Sunderland: Davis, Hoyte, Breen, Caldwell, Danny Collins; Lawrence, Whitehead, Miller, Arca; Le Tallec (Gray 81) e Stead (Murphy 81).
Chelsea: Cech, Gallas, Ricardo Carvalho, Terry e Del Horno; Makelele, Lampard e , Gudjohnsen (Huth 83); Joe Cole (Duff, 63m), Crespo (Carlton Cole, 72m) e Robben.
Resultados da 22ª jornada
Este domingo:
Sunderland-Chelsea, 1-2
(Lawrence, 12m) (Crespo, 28m; Robben, 69m)
Wigan-West Bromwich Albion. 0-1
(Albrechtsen, 56m)
Ontem:
Manchester City-Manchester United, 3-1
(Sinclair, 32m; Vassell, 39m e Fowler, 90m) (Van Nistelrooy, 76m)
Arsenal-Middlesbrough, 7-0
(Henry, 20, 29 e 68m; Senderos, 23m; Robert Pires, 45; Gilberto Silva, 59m; Hleb, 84)
Aston Villa-West Ham, 1-2
(Hendrie, 27m) (Zamora, 51m e Harewood, 60m, gp)
Charlton-Birmingham, 2-0
(Hughes, 29m; Bent, 90m)
Fulham-Newcastle, 1-0
(Malbranque, 75m)
Liverpool-Tottenham, 1-0
(Kewell, 59m)
Portsmouth-Everton, 0-1
(L. Osman, 31m)
Blackburn-Bolton, 0-0