A Federação Inglesa de Futebol (FA) ilibou Mark Clattenburg, árbitro do Chelsea-Man Utd de 28 de outubro, das suspeitas de insultos racistas dirigidos a jogadores dos «blues». Já John Obi Mikel, médio da equipa londrina, passa de alegada vítima a acusado de utilização de linguagem inapropriada junto do balneário da equipa de arbitragem.

No que diz respeito ao processo de Clattenburg, a FA explica que o Chelsea reportou ao delegado do jogo alegados insultos racistas dirigidos a dois dos seus jogadores, em momentos diferentes. No dia seguinte, e após contacto federativo, o emblema londrino decidiu avançar com a queixa formal, mas relativa apenas a um jogador. Ramires teria ouvido Clattenburg dizer «Cala-te macaco» a Obi Mikel.

O antigo jogador do Benfica era a testemunha que suportava a acusação, já que nem o próprio Mikel tinha ouvido tal frase. E Ramires ainda não é fluente na língua inglesa, como frisa o comunicado da federação.

Ambos os jogadores foram ouvidos pela FA, tal como os quatro árbitros. Foram analisadas as imagens da transmissão televisiva, e outras cedidas pelo Chelsea. Foi possível, através das mesmas, estabelecer o momento em que Clattenburg se dirige a Mikel. Ramires foi, então, chamado novamente à federação para visionar as imagens, assim como outros jogadores que estavam próximos, e que têm o inglês como língua materna.

Sem qualquer imagem que sustentasse as acusações do Chelsea, segundo explica o comunicado, o organismo que tutela o futebol inglês decidiu ilibar Clattenburg. Destaca, no entanto, a convicção de que Ramires agiu «de boa fé», e recomenda mesmo aos jogadores que denunciem alegadas atitudes discriminatórias, para que sejam alvo de investigação.

Ao mesmo tempo que se pronunciou sobre este caso, a FA acusou John Obi Mikel de utilização de linguagem inapropriada junto ao balneário da equipa de arbitragem liderada por Clattenburg, ou dentro do mesmo. O nigeriano tem até 30 de novembro para apresentar a sua defesa.

As reações

Mark Clattenburg emitiu um comunicado a agradecer o apoio recebido durante aquele que diz ter sido o «período mais stressante da carreira».

O Chelsea, por seu lado, acata a decisão de ilibar o árbitro, e congratula-se por ver a federação considerar correta a atitude de apresentar queixa. Já em relação a Obi Mikel, o clube diz que o jogador não contesta as acusações mas que vai pedir uma audiência para explicar as circunstâncias.