A federação inglesa mudou o regulamento disciplinar da Premier League. Todos os anos há pequenas mudanças, mas para 2009/10 há uma que salta à vista. Os clubes, pelos dirigentes, treinadores ou jogadores, estão proibidos de comentar arbitragens. Mas apenas antes dos jogos, uma vez que depois poderão fazê-lo, embora de forma moderada.
Há três alterações com significado. A primeira tem a ver com as audiências a clubes e seus elementos, que terão lugar o mais rápido possível a seguir ao incidente em causa. A segunda é precisamente a proibição de comentar assuntos relacionados com arbitragens, antes dos jogos. A FA não refere penas para os infractores, apenas diz que agirá «em conformidade».
Também importante é a mudança que se prende com o «assédio aos árbitros». Este ponto, explica a federação, tem a ver com «grupos de jogadores que rodeiam os árbitros», pelos quais os clubes «podem ser acusados e condenados», como, «por exemplo, quando três ou mais futebolistas circundam o juiz numa atitude de confronto».