Dois golos do avançado Andy Johnson e um do médio australiano Tim Cahill permitiram ao Everton uma robusta vitória sobre o Liverpool (3-0), no histórico «derby» de Merseyside realizado no Goodison Park. Foi o terceiro triunfo da época para a equipa comandada por David Moyes, que voltou a deixar o português Nuno Valente no banco (entrou no período de descontos, quando a equipa já vencia por 2-0).
O embate entre os rivais de Liverpool colocava frente a frente duas equipas invictas, mas depois de um início com domínio aparente dos «reds», o jogo foi tornando claro que o Everton é, nesta altura, uma equipa bem mais consistente do que o onze de Rafael Benitez. Aos 24 minutos, um cruzamento de Arteta, na esquerda, foi desviado por Johnson na área, para a entrada de rompante de Cahill, que bateu Reina à queima-roupa. A este golo seguiu-se uma fase de desorientação do Liverpool, acentuada aos 36 minutos, quando um desentendimento flagrante entre Hyypia e Carragher foi aproveitado pelo oportunista Johnson, que bateu Reina com um remate rasteiro.
Na segunda parte assistiu-se ao previsível cerco ofensivo do Liverpool, mas o Everton defendeu bem e soube sempre aproveitar os espaços concedidos pelo seu adversário para ameaçar um terceiro golo, que acabou por surgir em período de descontos e de forma bem caricata: Reina largou um remate de Lee Carsley a um metro da linha de golo e Johnson apareceu a confirmar o golo, de cabeça, para delírio dos adeptos dos «toffees», que com este resultado vêem a sua equipa intrometer-se na luta pelos primeiros lugares, com 10 pontos em 4 jogos. O Liverpool, que sofreu a primeira derrota da época, está agora a meio da tabela, com apenas 4 pontos em três partidas.
Resultados e programa da jornada:
Sábado:
Everton-Liverpool, 3-0
(Cahill, 24; Johnson, 36 e 90)
(mais tarde)
Arsenal-Middlesbrough
Bolton-Watford
Chelsea-Charlton
Newcastle-Fulham
Portsmouth-Wigan
Sheffield-Blackburn
Manchester United-Tottenham
Domingo:
West Ham-Aston Villa
Segunda-feira:
Reading-Manchester City