A Federação Inglesa abriu um processo de inquérito às alegações do avançado egípcio do Middlesbrough, Mido, que terá sido alvo de cânticos racistas no jogo do último sábado, frente ao Newcastle.
Durante o aquecimento, os adeptos do Newcastle dirigiram a Mido alguns «slogans» islamobóficos, tal como já havia sucedido há um ano.
Um porta-voz da Federação, citado pelo Daily Telegraph, garantiu a propósito do incidente: «Temos de ver o que se passa, e vamos falar com os clubes envolvidos. Provavelmente teremos de discutir medidas com o Newcastle para evitar que isto se repita», adiantou, acrescentando que a polícia será chamada para ajudar a identificar os adeptos responsáveis pelos cânticos, que segundo a legislação britânica são um crime público: «Queremos deixar bem claro que não se pode ficar impune por comportamentos destes», frisou.
O técnico do Middlesbrough, Gareth Southgate, já colocou alguma água na fervura, sublinhando que em seu entender os culpados devem ser punidos, mas o Newcastle não deverá ser penalizado:«Temos de ultrapassar estas coisas. Se as pessoas querem gritar coisas destas, é na imagem delas que isso se reflecte. Também não podemos partir para uma caça às bruxas. O que é que os clubes podem fazer para controlar os seus adeptos em jogos fora de casa?» questionou.
Um dirigente do Newcastle também já comentou o caso, lembrando que o clube não subscreve «qualquer tipo de cânticos ofensivos».