A Liga Inglesa formalizou um acordo para as transmissões televisivas do campeonato que chega quase aos mil milhões de euros de lucro. E só para o estrangeiro. Ou seja, a transmissão de jogos da Premiership para fora de Inglaterra foi cedida por 625 milhões de libras (mais de 950 milhões de euros).
Esta soma astronómica é mais uma fonte de receita para os clubes, pois, o bolo é em grande parte dividido por aqueles. O campeão inglês da próxima época pode, assim, de acordo BBC, encaixar à volta de 50 milhões de libras (cerca de 76 milhões de euros) considerando as receitas das transmissões televisivas domésticas e contratos de Internet.
Só a título de exemplo das «novas receitas» de que os clubes passarão a dispor, o último classificado da próxima temporada da Premiership poderá receber 30 milhões de libras (cerca de 45 milhões de euros); tanto como o campeão Chelsea ganhou na última época.
Os maiores responsáveis para estas somas chorudas que os clubes recebem em Inglaterra são os números impressionantes que envolvem os contratos das transmissões «internas». Duas estações televisivas dividiram entre si a difusão dos jogos, num leilão que, pasme-se, resultou em 1.700 milhões de libras (mais de dois mil milhões e meio de euros - cujo número exacto lhe deixamos aqui à taxa de conversão de hoje, 18 de Janeiro: 2.584.450.728 €).