Alexei Smertin, internacional russo do Chelsea, é um admirador de José Mourinho. O jogador diz que a ambição do treinador português é contagioso e considera-o como uma das figuras mais marcantes da sua vida, a par com o seu pai e com o seleccionador russo.
«Mourinho fez-nos acreditar em nós e na equipa. É muito importante ter uma atitude própria quando se constrói uma equipa vencedora. Aprendi esse princípio jogando pelo Chelsea», disse Smertin, considerando que o título conquistado «foi algo de inacreditável».
Um título que, na sua opinião, muito se deve a José Mourinho: «Desde o primeiro dia que ele nos incutiu a ideia de que a confiança é a chave para o sucesso no relvado. Lembrou-nos que, exceptuando Makelele, Geremi, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira, nenhum de nós tinha ainda ganho alguma coisa e que podíamos consegui-lo pelo Chelsea».
Apesar de não ter jogado tanto como gostaria na época passada, Smertin quer continuar nos «blues»: «Já há muito que decidi onde quero jogar. Disseram-me que Mourinho tem uma lista de 24 jogadores para a próxima época e que sou um deles».
Smertin revelou também que Mourinho está entre as três pessoas que mais marcaram a sua vida. As outras duas são o seu pai e o seleccionador Yuri Syomin, que foi seu treinador quando estava no Lokomotiv de Moscovo: «Mourinho teve uma importância enorme em levar o meu futebol a um novo nível».