A derrota da Inglaterra, este domingo, frente à Alemanha (1-4), passa a constituir a maior goleada sofrida pela selecção inglesa em fases finais de grandes competições. Desde a estreia em Mundiais, em 1950, só por duas vezes a Inglaterra tinha perdido jogos por mais de um golo de diferença: em 1954, com o Uruguai (2-4) e em 1962, com o Brasil (1-3). Daí para cá, as derrotas inglesas tinham sido sempre pela margem mínima.

Mesmo alargando a busca a Campeonatos da Europa, os 4-1 de Bloemfontein constituem um desaire sem precedentes, já que a Inglaterra tem como pior registo em Europeus as derrotas com a Holanda e a URSS (1-3) no Europeu de 1988.

Esta derrota iguala também o pior registo da selecção inglesa nos últimos 46 anos, incluindo jogos particulares: é preciso recuar até 1964 para ver a Inglaterra perder um jogo por mais de três golos de diferença (1-5 com o Brasil, num particular). A Dinamarca, em 2005, foi a última selecção a bater a Inglaterra por 4-1, num jogo de carácter particular, em Copenhaga.

O pior desaire de todos os tempos de uma selecção inglesa continua a ser os 7-1 sofridos em Budapeste, frente à Hungria, em 1954.