O Tottenham saiu esta tarde derrotado da deslocação a Liverpool. Foi a primeira derrota dos Spurs no último mês e meio (não perdia desde 27 de janeiro, em Leeds para a Taça de Inglaterra), sendo que para a liga inglesa não perdia desde 9 de dezembro, quando jogou no terreno do Everton.

Ora por isso pode dizer-se que Liverpool é terra maldita para Villas-Boas, ele que este domingo pareceu chegar a ter o triunfo garantido. Curiosamente já na derrota com o Everton, o Tottenham tinha estado perto de vencer: chegou aos 90 minutos a vencer e sofreu dois golos nos descontos.

Em Anfield Road não chegou a tanto, mas andou lá perto: o Liverpool adiantou no marcador aos 21 minutos, numa boa jogada na esquerda entre Philippe Coutinho e José Enrique, com este último a lançar Suarez para o desvio para golo, numa finalização que meteu a bola no buraco da agulha.

Curiosmente nessa altura o jogo ainda estava indefinido e o Tottenham a partir daí reagiu muito bem. A formação de Villas Boas tomou conta do jogo e partiu à procura do empate, que chegou em cima do intervalo: Gareth Bale cruzou muito largo e Vertonghen finalizou de cabeça na grande área.

O golo deixava tudo empatado ao intervalo e com justiça. Mas por pouco tempo, porém. Logo após o regresso do intervalo, aos 53 minutos, o mesmo filme: Gareth Bale assistiu e Vertonghen finalizou para golo, dando nessa altura a reviravolta no marcador que o Tottenham já fazia por merecer.

Tudo parecia correr bem, quando depois vieram as asneiras. A primeira a dobrar, aos 66 minutos: Walker fez um atraso disparatado que slibertou Stewart Downing, Hugo Lloris saiu mal da baliza e deixou o médio do Liverpool com a baliza à sua mercê, Downing rematou e marcou facilmente.

A partir dai o jogo ficou outra vez aberto, embora o Tottenham parecesse ter mais bola. No entanto, as asneiras não tinham acabado. Aos 82 minutos, Assou-Ekotto puxou com o braço Suarez dentro da área, o árbitro marcou penalty e Gerrard fez o 3-2 final. O Chelsea tem o terceiro lugar à mercê.

Classificação da liga inglesa

Ficha de jogo:

LIVERPOOL: Jones: Glen Johnson, Agger, Carragher e José Enrique; Lucas e Gerrard; Downing, Coutinho e Sturridge; Luis Suarez.

TOTTENHAM: Lloris; Walker, Dawson, Vertonghen e Assou-Ekotto; Scott Parker, Sigurdsson e Dembele; Livermore, Defoe e Bale.

GOLOS: Suarez, (21m), Vertonghen (45m e 53m), Downing (66m) eGerrard (82m, g.p.).