Pep Guardiola revelou que teve a oportunidade para jogar pelo Manchester City e pelo Wigan, já no final da sua carreira como jogador, mas reconheceu que, naquela altura, já não tinha qualidade para jogar na liga inglesa. Confidências feitas precisamente na conferência de imprensa de antevisão do embate entre os dois emblemas, previsto para esta segunda, relativo aos oitavos de final da Taça de Inglaterra.

Uma oportunidade que surgiu há cerca de quinze anos, depois de Guardiola ter concluído a sua passagem pela Série A, em Itália, ao serviço da Roma e Brescia, quando tinha 32/33 anos. «Não tinha qualidade suficiente. Já era velho, demasiado velho par vir jogar para aqui. Tentei vir jogar para aqui, mas não consegui», começou por destacar.

Guardiola chegou a estar à experiência no Manchester City, então comandado por Stuart City. «Aconteceu-me o mesmo aqui com o Manchester CIty e com Stuart Pearce. Foram muito espertos. Estavam interessados em mim. Não fui eu que escolhi o clube. Mas não aconteceu, foi só isso», contou ainda.

Apesar de tudo, Guardiola ainda surpreendeu Paul Jewell que treinava o Wigan, mas apenas ao telefone. «Recebi uma chamada do empresário de Guardiola que me deu o número. Liguei e deixei mensagem. Ele ligou-me de volta e conversámos. Sabia tudo sobre o Wigan, tudo sobre os nossos jogadores, fiquei mesmo impressionado. Tivemos uma conversa muito interessante, ele queria mesmo vir jogar para a Premier League. Chegámos a ter tudo quase acertado, mas uns dias mais tarde surgiu uma proposta irrecusável do Qatar», conta o antigo treinador do Wigan.

Quanto ao jogo desta segunda-feira, Guardiola tem praticamente todo o grupo à disposição, depois de Gabriel Jesus ter voltado a treinar sem limitações. Fica apenas a faltar Benjamin Mendy que está a recuperar de uma operação aos ligamentos de um joelho.