Pep Guardiola já viveu dias melhores ao comando do Manchester City. Depois de um início fulgurante de temporada, com dez triunfos nos dez primeiros jogos, os citizens somaram, na passada quarta-feira, o sexto jogo consecutivo sem conhecer o sabor da vitória.

 A derrota no terreno do Manchester United para a Taça da Liga ditou não só o afastamento dos Sky Blues, mas também a série mais longa de Pep Guardiola sem vencer, enquanto treinador.

Esta má fase do Manchester City começou no empate em Celtic (3-3), para a Liga dos Campeões, a 28 de setembro. Seguiu-se uma derrota no terreno do Tottenham (2-0), um empate em casa do Everton (1-1), novo deslize em Barcelona (4-0), um empate em casa com o Southampton (1-1) e, mais recentemente, a derrota em Old Trafford para a Taça da Liga (1-0).

A última vitória dos comandados de Guardiola aconteceu há mais de um mês, a 24 de setembro, em Swansea (3-1).

A anterior pior marca da carreira do técnico espanhol datava de 2009, ao leme do Barcelona, onde registou cinco jogos sem vitórias.

Ao cabo de nove jornadas, o Manchester City continua na frente da Premier League, mas em igualdade pontual com Arsenal e Liverpool.