O Tottenham somou a terceira vitória nos últimos cinco jogos da liga inglesa ao vencer em casa o Southampton por 5-2.

O destaque do encontro vai todo para Harry Kane, que apontou um hat-trick que o levou ao trono: o avançado inglês chegou aos 56 golos no ano civil e ultrapassou Lionel Messi como máximo goleador de 2017 (54 golos).

Pelo caminho, Kane chegou aos 39 golos na liga inglesa em 2017, o que lhe permitiu ultrapassar Alan Shearer como máximo goleador do campeonato num ano civil, sendo que Shearer apontou 36 golos em 1995, ao serviço do Blackburn Rovers.

O próprio Alan Shearer já reagiu através das redes sociais e deu os parabéns a Harry Kane pelo fantástico ano de 2017, referindo que o recorde que bateu é merecido.

Regressando ao jogo, interessa dizer que Kane marcou por duas vezes na primeira parte, aos 22 minutos, de cabeça à boca da baliza, após um livre de Erikssen, e aos 39 minutos, com um desvio também à boca da baliza, após uma boa jogada coletiva do Tottenham.

Já no segundo tempo, Dele Alli fez o 3-0 num remate cheio de classe, aos 49 minutos, e Heung Min-Son fez o quarto aos 51 minutos.

Depois veio a reação do Southampon, que não teve Cedric, que se mantém lesionado. Sofiane Boufal reduziu para 4-1, antes de Harry Kane fazer o 5-1 e fechar o hat-trick pessoal. Já aos 82 minutos, Tadic fez o 5-2 final, no fim de um grande jogo de futebol.

Harry Kane teve assim uma tarde em grande, no dia em que fez tudo: apontou o segundo hat-trick seguido e ainda lesionou o árbitro, na sequência de uma pisadela que deixou o juiz muito queixoso.

Já o Tottenham somou a 11ª vitória em 20 jogos e subiu temporariamente ao quarto lugar, em posição de apuramento para a Liga dos Campeões, portanto.

O Southampton continua a fazer um campeonato abaixo das expetativas e está no 13º posto, apenas três pontos acima da linha de água.