O calendário está regularizado em Inglaterra e para satisfação do Manchester City. Com o Liverpool a torcer por um desaire dos citizens, esta quarta-feira, a equipa de Pep Guardiola não vacilou e bateu o vizinho e rival Manchester United, em pleno Old Trafford, por 2-0, em duelo relativo à 31.ª jornada da Premier League.

A precisar obrigatoriamente de vencer para continuar só dependente de si para o título, o Manchester City ficou mais perto do golo na primeira parte e valeu, ao United, a atuação do espanhol David de Gea na baliza, negando as intenções de Bernardo e de Sterling, em remates aos 22 e 41 minutos, respetivamente.

Do outro lado, os red devils, mais na expetativa, tentaram surpreender em bolas profundas para a área de Ederson, que mostrou atenção, ao sair da pequena área quando Rashford se isolava, no lance que se sucedeu ao forte remate de Bernardo Silva.

Logo a abrir a segunda parte, o City teve um revés, com a saída de Fernandinho aos 51 minutos, por lesão, mas Guardiola operou uma substituição ofensiva: lançou Sané e reajustou Gundogan para médio mais defensivo e Bernardo para zonas mais interiores.

Manchester United-Manchester City: o filme do jogo

A estratégia resultou na perfeição e, apenas três minutos depois, Gundogan rompeu a organização defensiva do United, com um passe para Bernardo Silva, que encarou Luke Shaw e rematou de pronto, ao primeiro poste, batendo De Gea (54')

O golo deu conforto ao City e animou o jogo, com Aguero a ficar muito perto de dobrar a diferença logo a seguir. Na resposta, Lingard falhou de forma incrível à boca da baliza, na mais clara ocasião da equipa de Ole Gunnar Solskjaer.

Contudo, seria mesmo o City a marcar de novo, numa jogada perfeita, após um mau passe de Fred, aos 66 minutos. Sterling saiu rapidamente com bola, numa diagonal da direita para a esquerda, Aguero arrastou consigo dois defesas do United para a direita e Leroy Sané apareceu solto, rematando de pé esquerdo na área, para o 0-2 final.

A formação de Guardiola geriu até ao fim e agudizou o recente percurso do United, que não marcou em quatro dos últimos cinco jogos, não conseguindo responder, no dérbi, à goleada sofrida com o Everton (4-0).

O Manchester City soma agora 89 pontos e é líder, com mais um ponto que o Liverpool, que soma 88. Já o United desperdiça na luta pelo acesso à Liga dos Campeões, continua com 64 pontos e no sexto lugar.

O golo de Bernardo: