A tradicional jornada de natal da Premier League está de volta esta segunda-feira. Com ela, muito futebol por terras da rainha Isabel II e boas notícias para José Mourinho, treinador do Manchester United. Pelo menos a julgar pelos números. Ou não fossem os red devils a equipa com o melhor aproveitamento do histórico de participações do Boxing Day.

Com 22 duelos já disputados na data festiva, o United venceu 18, empatou dois e perdeu outros tantos. Dados da Opta, site de estatísticas desportivas, mostram que, na relação pontos por jogo, não há quem bata a média do United no Boxing Day: 2,55. Os números conferem uma percentagem de vitória de 81,8% e o melhor registo entre os emblemas ingleses na história da jornada.

O United recebe esta tarde o Sunderland (15h00), num dos oito jogos desta segunda-feira na Premier League. Estatística como princípio de vitória?

Coventry City: a tradição no meio da ausência

Desde 2001 ausente dos palcos da Premier League, o Coventry City, atualmente a disputar a League One – equivalente ao terceiro escalão inglês – é a terceira equipa com melhor aproveitamento no Boxing Day. Dos oito duelos que disputou nesta altura, venceu cinco, empatou dois e perdeu apenas um – resultados que dão uma percentagem de vitórias de 62,5%, equivalente a 2,13 pontos por jogo.

Pelo meio, é o Arsenal de Arséne Wenger a tirar melhor proveito da data. Os gunners venceram 12 dos 19 jogos que disputaram, empataram cinco e perderam dois. Um aproveitamento de 63,2%, numa média de 2,16 pontos conquistados a cada partida.

Confira os jogos desta segunda-feira do Boxing Day