José Mourinho já treinou vários craques ao longo da carreira. Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, Lampard, Kaka, Deco, todos passaram pelas mãos do «Special One», mas é um médio mais discreto que se destaca entre os demais: Nemanja Matic.

«Não posso dizer que trabalhei com alguém melhor do que o Matic durante a minha carreira. Teve um comportamento que me marcou para sempre. Num jogo ainda no Chelsea [contra o Southampton, em 2015] entrou ao minuto 45 e tirei-o aos 75. Ele estava triste, eu também, não era uma situação agradável. É algo que só fiz duas vezes na minha carreira», começou por dizer o atual treinador do Manchester United em declarações ao The Times.

«No dia seguinte, Matic veio falar comigo e disse-me: ‘Não estou contente, mas foi culpa minha. Não gostei do que fizeste, mas merecia pela forma como estava a jogar’», contou o técnico português.

Mourinho acabaria por ser despedido do Chelsea pouco tempo depois, mas a atitude do antigo jogador do Benfica não foi esquecida: «Não continuámos muito tempo juntos porque despediram-me pouco tempo depois, mas converteu-se num dos meus, uma daquelas pessoas com quem se mantém contacto mesmo que já não se trabalhe com ela.»

O certo é que José Mourinho, assim que teve uma oportunidade, recrutou o internacional sérvio para o Manchester United, equipa na qual tem sido um dos indiscutíveis, o que comprova a importância que o médio tem para o timoneiro dos Red Devils.