A 19.ª jornada da Premier League vai ser palco de um reencontro especial. José Mourinho e Aitor Karanka, que trabalharam juntos no Real Madrid entre 2010 e 2013, vão estar frente a frente em bancos distintos pela primeira vez. Karanka foi adjunto do português nos «merengues» e no próximo sábado visita Old Trafford ao comando do Middlesbrough.

Um confronto entre velhos conhecidos, portanto, mas que não irá danificar uma amizade sólida, garante o espanhol: «Somos muito amigos e temos uma relação mesmo muito boa. Mas são 90 minutos, é futebol, durante 90 minutos não podemos ser amigos».

Ainda assim, Karanka admitiu que, seja qual for o resultado, ele e Mourinho se vão juntar no final do encontro: «No final da partida, vamos beber um copo de vinho, uma cerveja ou uma cola e um de nós estará mais feliz do que o outro».

O técnico português construiu uma imagem que, para o treinador espanhol, não corresponde à realidade e à pessoa que Mourinho é fora das quatro linhas: «Ele é mesmo muito diferente fora do futebol. Sobretudo, porque é impossível viver com aquela pressão que ele põe nos treinos e nos jogos durante 24 horas».

Karanka saiu do Real Madrid para o Middlesbrough no mesmo ano em que Mourinho abandonou o Bernabéu para regressar ao Chelsea. Sobre o português, o técnico do «Boro» deixou os melhores elogios: «A forma como ele prepara os jogos é a melhor, a maneira como ele treina é a melhor, a forma como ele se comporta no balneário é a melhor. Por todos esses motivos, ele é o melhor».

«Vi a forma como ele tratava os jogadores durante três anos e vê-lo a cuidar dele daquela maneira, ensinou-me a líder com os meus atualmente. Às vezes é preciso dizer aquilo que não se quer ouvir», concluiu.

O Manchester United-Middlesbrough está agendado para este sábado, às 15h00.