Gary Neville foi anunciado esta quarta-feira como novo treinador do Valencia até junho 2016, substituindo Nuno Espírito Santo, que abandonou o cargo na segunda-feira.

O ex-lateral direito tem assim a primeira experiência como treinador principal, mas continua a ser treinador-adjunto da seleção inglesa, na qual está desde 2011 tendo estado no Europeu 2012 e no Mundial 2014 e irá estar no Euro 2016.

Neville assume a equipa no domingo, dia 6 de dezembro, depois do jogo com o Barcelona e para preparar o encontro da Liga dos Campeões frente ao Lyon, marcado para a próxima quarta-feira, no qual fará a sua estreia no banco ché.

Até lá, os adjuntos de Nuno Espírito Santo, Voro com a ajuda do irmão do novo treinador, Phil Neville, orientam a equipa.

A apresentação do ex-jogador do Manchester United está marcada para quinta-feira, às 16h00 locais, mas o Valencia já reproduziu as primeiras declarações de Gary Neville como novo técnico.

«Estou muito emocionado e estou muito orgulhoso por ter tido esta grandíssima oportunidade. O Valencia é um clube enorme, de imenso prestígio. Lembro-me muito bem da paixão e da lealdade dos adeptos quando era jogador.» 

A ligação de Gary Neville a Peter Lim, dono do Valencia, já tem algum tempo. Em 2014 os irmãos Neville, juntamente com Ryan Giggs e Paul Scholes compraram o clube inglês Salford e meses mais tarde venderam 50 por cento do mesmo ao magnata de Singapura.